quarta-feira, 28 de julho de 2010


Agricultura familiar
Por agricultura familiar, conceito amplamente difundido no Brasil, entende-se como sendo o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, e está em contraposição à agricultura patronal - que seria aquela que produz em larga escala, com a contratação de empregados, quer fixos, quer temporários.
Importância econômica
No Brasil, a agricultura familiar é responsável pela maior parte da produção de diversos produtos: 84 % da mandioca, 67 % do feijão; 54 % do leite; 49 % do milho, 40 % de aves e ovos e 58 % de suínos. Compõe-se em torno de quatro milhões e meio de unidades produtivas, sendo que a metade deles está na Região Nordeste, o que corresponde a vinte por cento das terras ocupadas na atividade, e a trinta por cento da produção global do país.
Feira nacional
Em outubro de 2009 realiza-se no Rio de Janeiro a VI Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, na Marina da Glória. O evento teve suas quatro primeira edições em Brasília, sendo esta a segunda no Rio de Janeiro. Seu objetivo é divulgar a importância do setor para a economia brasileira, pois responde por 70% dos alimentos consumidos no pais, e por 10% do PIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário